Olá pessoal! Hoje o post vai ser um pouco diferente de qualquer outro aqui do blog. Quem me conhece sabe que sempre fui muito ligada a minha família desde nova, e dessa forma sempre fui muito ligada às minhas origens, o que também me fez despertar uma paixão por história desde sempre. Meu pai nasceu no interior do Piauí, e morou durante um tempo em São Raimundo Nonato, a cidade da Serra da Capivara. Em 2010, tive a oportunidade de conhecer o lugar onde meu pai nasceu e cresceu, e fiz questão de conhecer a Serra da Capivara, que eu sempre considerei um patrimônio muito importante pro Brasil e que agora está fechando as portas por falta de recursos.
Em 2010 quando estive lá, pude notar que a região é bem humilde, e posso imaginar como seria se o parque possuísse incentivo e o quanto isso seria positivo para o desenvolvimento de toda a região. Há o projeto de um aeroporto internacional, que no final das contas não ficou pronto nem pros voos nacionais. A cidade de São Raimundo fica há mais de 500km de Teresina, e o aeroporto mais perto, de Petrolina, fica a 300km. Quando fui, saí de Fortaleza, e passei por algumas estradas em situação deplorável, e coincidentemente a situação da estrada piorava em cidades mais humildes.
Ouso dizer que o parque é um dos lugares mais bem estruturados da região, ou pelo menos era, em 2010. Preparados realmente para receber turistas internacionais, a Serra da Capivara possui tudo o que um turista precisa, além de ser linda e recheada de história. Para ter acesso ao parque, é necessário um Guia, e no dia que fomos, ao perguntar na estrada como chegar a Serra conseguimos encontrar um Guia, que nos acompanhou durante a visita.
Eramos um pequeno grupo, naquela imensidão de verde no Sertão. Um lugar maravilhoso, e quase esquecido pelo Brasil. Naquela época, a arqueóloga responsável pelo parque, Niede Guidon, que dedicou a vida ao parque, já vinha alertando sobre o orçamento do parque e a falta de investimento. Essa semana, Niede Guidon afirmou que não há recursos para a manutenção do parque e pagamentos dos funcionários que restaram, e que o parque pode fechar caso não chegue recursos.O parque é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela UNESCO, possui a maior quantidade de sítios arqueológicos pré-histórico das Américas e nele contém vestígios de mais de 50.000 anos. É um local que precisa ser reaberto, preservado, valorizado e visitado.
E é com esse pesar que eu peço para que compartilhem a hastag #SalveaSerraDaCapivara. Para quem quiser saber mais sobre a situação do parque, aconselho acessar esse link. E fico no aguardo de que a situação se resolva logo, o parque abra novamente e que eu possa voltar lá e trazer ele aqui como sugestão pra vocês visitarem.
Lindo post! Acho incrível ver pessoas como voc~e lutando para conversar lugares lindos ddo Brasil! Boa iniciativa <3
ResponderExcluirBeijo! :)
Cami.
www.delamila.com